quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como se formam as Estalagmites e Estalactites:

   A formação das estalactites e estalagmites é produto de um interessante conjunto de reacções químicas. As cavernas são normalmente criadas quando o calcário (constituinte das rochas) sofre erosão pelas águas da chuva infiltradas através do solo. A rocha calcária é composta de carbonato de cálcio, que se dissolve em água, formando íons.

 Entretanto, essa dissolução ocorre muito lentamente. Um litro de água, pode dissolver apenas 0,014g de calcário, o que corresponde ao tamanho de um grão de arroz. Uma maior quantidade de calcário pode ser dissolvido se a solução for ácida, o que ocorre quando o dióxido de carbono reage com a água. A água da chuva contém uma pequena quantidade de dióxido de carbono que é absorvido da atmosfera. Quando esta entra através do solo, absorve mais dióxido de carbono.
 
 A solução modera o ácido, desgastando o calcário, fazendo surgir buracos alagados e cavidades. O gotejo contínuo da água que se infiltra através do solo forma a formação de novas estalactites e estalagmites, após a passagem através do calcário.   Assim que a gota cole ao teto perde certa quantidade do seu dióxido de carbono. Isto faz com que a reacção se reverta. A solução torna-se menos ácida fazendo com que a água segure menos calcário dissolvido e o mineral original reaparece como uma pequena gota de carbonato de cálcio (sólido).


...já formada...

 A estalactite começa como um delicado canudo, mais tarde passa a ser uma sólida coluna. Geralmente, o crescimento é de 0,2 mm por ano. O interior da cavidade da estalactite nova, geralmente, torna-se carregado com areia ou fungos. A água, forçada a escorrer pelo exterior do tubo, aumenta a espessura do canudo, com adição de novos depósitos.

-estalagmite:

-estalactite:


-coluna:

-estalagmites e estalactites:


4 comentários:

  1. pois mano... isto ta uma merda... nao precebo nada disto... nem da pra copiar... o trabalho e para apresentar amanha... e dps fudeu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois manó isto tá grande charenga amanhã temos de apresentar esta merda e fds

      Eliminar
    2. asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf asdf

      Eliminar
    3. ves eu dissete
      amanha ja fomos
      ent e onde anda o pexe??
      ele tb tem q fzr o trabalho...

      Eliminar